Imagem Notícias

04.12.2015 Pensadores do Sesc São José Alunos do Colégio tiveram um encontro com o músico Gabriel, o Pensador, que compartilhou experiências de vida

Compartilhe esta notícia:   

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente / A gente muda o mundo na mudança da mente / E quando a mente muda, a gente anda pra frente”. Este trecho da letra “Até Quando”, do músico Gabriel, o Pensador, poderia ser o título da palestra proferida pelo carioca nesta sexta-feira, (4), em Curitiba (PR), para os alunos do Ensino Médio do Colégio Sesc São José.

O encontro aconteceu no Teatro Bom Jesus e o Pensador, como um hábil professor, conquistou a total atenção dos estudantes em poucos minutos. O segredo? Talvez o carisma. Talvez a linguagem solta e despretensiosa. Tudo isso certamente contribuiu para o efeito, mas o que mais chamou a atenção dos alunos-fãs foram as histórias de vida do artista.

Começando pelos sonhos da infância, quando, por alguns momentos, se sentia um jornalista ao datilografar na máquina de escrever da família, passando pela adolescência, com um tempero de rebeldia e já de olho em causas sociais pouco debatidas no Brasil da época, até chegar à maturidade artística. Esta linha do tempo, descrita brevemente pelo rapper, deixou claro a principal aspiração do Gabriel: expressão – de vida, de arte, de comunicação...

Para o compositor, as nossas atitudes e decisões têm reflexo na sociedade. É possível mudar o mundo a partir das ações de cada indivíduo. “Todos nós temos este poder. Até na internet, com o que a gente publica”, disse à plateia compenetrada.

O palestrante, que falou por cerca de duas horas – que pareceram ser metade desse tempo –, motivou os alunos do Sesc a seguirem os seus sonhos, mas lembrou que “não adianta olhar pro céu / Com muita fé e pouca luta / Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer”, cantando o início da canção mencionada anteriormente.

Um presente

O encontro com Gabriel, o Pensador, foi um presente antecipado de Natal e de Ano Novo aos alunos ofertado pelo Sesc Paraná (Serviço Social do Comércio do Paraná), que em conjunto com o Colégio Bom Jesus, mantêm o projeto pedagógico.

“Para nós do Sesc Paraná é uma grande alegria poder oferecer este momento especial com um artista consagrado e que possui muitas boas experiências para compartilhar. Deixo, ainda, os meus parabéns por todas as conquistas que vocês tiveram neste ano”, disse o diretor regional da Instituição, Dieter Lengning.

Frei Nelson José Hillesheim, reitor da FAE e representante do Grupo Bom Jesus no evento também saudou os estudantes do Sesc. “Para muitos de vocês, especialmente para os alunos da 3.ª série do Ensino Médio, um grande momento se aproxima: a formatura. Vocês merecem cada vitória, cada alegria conquistada neste ano, pois se esforçaram e não desistiram”, celebrou.

Também participaram do evento equipes do Sesc-PR e do Colégio Sesc São José, que foi representando pela gestora Marlene Kochinski.


Galeria de imagens


Ver todas imagens


Ver mais notícias