Gerar um modelo educativo único em que a educação e a empregabilidade caminhem de mãos dadas é o objetivo do Colégio SESC São José de Curitiba - resultado da parceria entre o Grupo Educacional Bom Jesus e o Serviço Social do Comércio do Paraná (SESC-PR) -, que desde 2009 oferece um programa de estudo diferenciado no Ensino Médio.
Criado com uma rede de disciplinas que integram habilidades acadêmicas e ocupacionais, o programa educacional do Colégio São José visa expandir as oportunidades de carreiras dos alunos que possuem potencial e talento, permitindo que, independentemente de sua classe social, tenham acesso a um ensino de qualidade e, consequentemente, aumentem a sua competitividade no mercado de trabalho.
Por ser voltado às necessidades mercadológicas e empresariais, o programa permitirá aos alunos desenvolver competências e atuar no mercado de trabalho, bem como prestar o vestibular com segurança e dar continuidade aos estudos, se essa for sua escolha.
Para o SESC, o caráter qualitativo em educação está relacionado ao projeto de desenvolvimento social e cultural da comunidade, com ações informativas e formativas, que ofereçam ao público experiências que ampliem o repertório estético, cultural, político, social, esportivo e tecnológico, priorizando a participação ativa do sujeito. Para que esse processo formativo ocorra e possa ser apropriado integralmente pelo sujeito, é fundamental que a educação seja mediada por instituições comprometidas com a transformação social dos indivíduos, como é o caso do Colégio São José de Curitiba.
O objetivo dessa parceria será demonstrado por meio do impacto social, que é a mensuração do resultado das ações ou dos programas implantados no contexto do grupo de alunos. A gratuidade beneficia tanto os comerciários e seus dependentes, como também os estudantes da rede pública de Educação Básica, desde que sejam de baixa renda.
O projeto em questão pode e deve ser considerado educativo-social e utilizado para a inserção do SESC como pioneiro no desenvolvimento integral da pessoa menos favorecida, transformando-a e proporcionando o exercício de sua cidadania. Esse projeto pode ser incorporado na formação desde a Educação Infantil, por meio do Projeto SESC Educação como Referência (SER), sendo finalizado com a formação profissional pelo SENAC no Ensino Médio do Colégio SESC São José.
Pretende-se, portanto, formar profissionais que estejam aptos não apenas ao trabalho, mas também à liderança e, principalmente, a viver com autonomia.