Ensinar cada vez melhor é a proposta do Bom Jesus há mais de um século. Seguindo os princípios franciscanos e trabalhando em busca do desenvolvimento integral, o Bom Jesus contribui para a formação do aluno, tornando-o apto a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais que se constituem em referência para o ser humano e para a vida em sociedade.
O estímulo à criatividade e à interação com a comunidade e a natureza despertam nas crianças e nos jovens a percepção de que cada indivíduo é agente de transformação do mundo, ressaltando a importância do comprometimento com a justiça, com a dignidade e com a visão universal do homem.
Concepção de Sociedade
A educação franciscana tem a intenção de contribuir na construção de uma sociedade justa, socialmente equitativa e solidária, politicamente democrática, culturalmente pluralista e religiosamente ecumênica, de diálogo inter-religioso, pautada pelos princípios éticos, estéticos e políticos em que todos sejam verdadeiramente reconhecidos e respeitados em sua dignidade humana e em suas diferenças. Assim, permite o desenvolvimento de potencialidades, contribuindo para que a autoridade, o saber, os bens naturais e os produzidos pelo esforço comum estejam a serviço do crescimento e sejam partilhados coletivamente.
Concepção de Pessoa e Educação
Concebe-se a pessoa, na educação franciscana, como um ser que é imagem e semelhança de Deus, de valor supremo e que se caracteriza como um ser biopsíquico, com emoções e sensações harmonizadas; um ser econômico, usando equilibradamente todos os bens; um ser social, solidário na luta pelos direitos humanos e às necessidades dos outros; um ser político, comprometido com a caminhada da sociedade na busca e no exercício da cidadania; um ser cultural, que respeita e cultiva os conhecimentos, os bens, os valores simbólicos e significativos do seu grupo; e, por fim, um ser religioso, optante por um compromisso de vivência solidária.